Como a empresa renovou sua imagem para atrair um público mais diversificado e se fortalecer no competitivo mercado de tintas
Fundada há mais de 70 anos, a Irajá é uma das marcas de tintas mais tradicionais do Brasil. Foi uma das primeiras empresas a receber o selo ABRAFATI, que certifica a qualidade dos produtos. Apesar do sucesso e dos investimentos em propaganda, incluindo comerciais na TV aberta, a marca não conseguia transmitir autenticidade e ficou vulnerável à guerra dos preços.
Uma nova perspectiva para uma marca clássica
O primeiro passo no processo de rebranding foi criar um universo de marca facilmente reconhecível e distinto do que havia no mercado. Observamos que o aumento de jovens consumidores demandava uma marca com mais jovialidade, mas sem perder a essência confiável que a Irajá sempre representou.
Removemos o prefixo “Tintas”, que limitava o desenvolvimento de novos produtos, atualizamos a tipografia para torná-la mais agradável e fluida, e as cores ganharam mudanças sutis, mas significativas.
Essa transformação visual foi o início da desconstrução de antigos conceitos e abriu caminho para uma mudança radical na forma de agir, até mesmo de funcionários da Irajá, trazendo inovação e um certo frescor para a marca.
A revolução das embalagens
Para as novas embalagens, a gente se baseou no conceito de unidade visual, em que adotamos um padrão uniforme nos desenhos dos produtos, mas com personalidade própria para cada um. Usando elementos da natureza, como ouro, prata e bronze, identificamos os diferentes tipos de produtos nas prateleiras (premium, standard e econômica), facilitando a escolha do consumidor.
Ainda amparados nas referências da natureza, utilizamos linhas e formas que remetem ao movimento e aos organismos vivos para direcionar o olhar do consumidor. As embalagens empilhadas produziam um efeito sincronizado, complementando-se em um desenho harmônico e atraindo a atenção como um grande banner, reduzindo gastos. Ou seja, é o design usado como ferramenta na solução do ponto de venda. 😎
Tá vendo como a combinação entre tradição e inovação é possível e pode transformar uma marca? Essa mudança fortaleceu a Irajá, mudou a forma de pensar da equipe interna e criou oportunidades de crescimento e expansão.
Veja mais detalhes do processo de rebranding da marca 👇