Projeto de licor de cachaça com banana tem a cara do Brasil e chegou para agradar a todos os paladares
A ideia por trás da marca Canana nasceu da combinação da cachaça – produto com alto teor alcoólico que nem sempre agrada a todos os gostos -, com a doçura da banana, transformando-se em uma bebida única e versátil.
Partimos então para um forte processo de identidade visual que destacasse essa fusão de sabores e cultura e refletisse a essência brasileira com a produção artesanal, resultando em uma marca autêntica e original.
Do que a identidade visual da Canana precisa?
A marca Canana foi guiada por três vertentes para o desenvolvimento da sua identidade:
- A marca precisa vestir a camisa verde e amarela 💚💛
Canana é uma bebida verdadeiramente brasileira, incorporando dois produtos intimamente ligados à nossa cultura: cachaça e banana. Ela precisa se posicionar tomando para si os elementos da cultura brasileira. - A marca precisa ser feita à mão 💪
A fórmula da Canana é criada artesanalmente, destacando-se dos seus concorrentes pela sua produção manual e natural. É necessário comunicar esse diferencial de forma clara. - A marca precisa falar de banana com um sorriso no rosto 😁
A banana é a alma do produto e, por si só, é um símbolo da nossa cultura em várias representações, seja a mistura de chiclete com banana, o banana boat na praia, ou cruzar os braços e “dar uma banana” para alguém.
Uma penca de possibilidades criativas
A identidade visual da Canana precisava refletir a sua essência brasileira e artesanal. Para reforçar essas características, usamos a xilogravura como referência.
E você sabe o que é xilogravura? 🤔
É uma técnica de impressão artesanal feita a partir de um pedaço de madeira. A gente esculpe um desenho em uma matriz de madeira, aplica tinta sobre ela e transfere essa imagem em um papel ou outro material.
Essa técnica é utilizada na literatura de cordel brasileira e deu um toque cultural à identidade visual da Canana. Criamos um lettering especial para a marca, desenhado de forma manual, incluindo detalhes que representam a banana e a cana. A letra “C” foi desenhada como uma representação direta da fruta, e as folhas da bananeira e da cana completam a identidade.
Percebe como o design precisa refletir a essência da marca? Nunca é só um logotipo ou um combinado de cores. A identidade visual estabelece um diálogo com o público e cria uma conexão com quem consome a marca.
Quer saber mais?
🍌 Veja o processo criativo por trás da embalagem que fez a Canana ganhar destaque.
🍌 Descubra como a Canana conquistou os tubarões do Shark Tank Brasil.