Como o design criativo transforma a percepção do consumidor e aumenta a relevância da marca

Você se lembra dos famosos cigarrinhos de chocolate Pan? Hoje, a marca seria cancelada, mas nos áureos anos 80, eles dominavam as prateleiras.🍫

A Pan Chocolates, após um processo de renovação na gestão, queria vender um produto à altura dos cigarrinhos para se reposicionar no mercado. Mas, ao invés de criar um novo produto, a marca buscou inovação a partir do design de embalagens.

É necessário pensar em maneiras criativas de se destacar no ponto de venda (PDV) e capturar a atenção do consumidor. Se a embalagem não for atrativa, existe uma grande chance de você não levar aquele produto para casa.

Corujita: uma embalagem, mil possibilidades

A primeira mudança foi introduzir um produto que capturasse a atenção no PDV. O conceito era simples, mas poderoso: criar uma embalagem no estilo toy art colecionável, que chamasse a atenção do público e trouxesse um toque de diversão e nostalgia. Assim nasceu a Corujita, uma embalagem especial para a linha de chocolates Petit, já bastante conhecida pelo consumidor.🦉


A partir da Corujita, aproveitamos a faca da embalagem para criar outros personagens temáticos, ou seja, criamos novos protótipos com base no mesmo formato para reduzir custos. E assim, desenvolvemos ilustrações vetoriais para o Papai Noel e o Duende no Natal, e para o Coelho na Páscoa.

“Utilizando a mesma faca, conseguimos adaptar as embalagens a cada época do ano e o impacto nas gôndolas foi tão positivo que as linhas passaram a ser colecionadas por muitas crianças.”

Marina Gentil, diretora de marketing da Pan Chocolates

Além do sucesso nas vendas, a Pan voltou a ser notada pelo público e alavancou outros produtos da marca. A linha de embalagens da Corujita foi a vencedora do Prêmio Embranews e ficou entre as finalistas do Prêmio ABRE.

Se deu certo, repetimos a dose!

Com o sucesso da Corujita, impulsionamos outra mudança: dar uma cara nova para a linha de tabletes de chocolate para que deixassem de ser vendidos apenas na loja de fábrica e ganhassem o mercado.

Desenvolvemos um novo design para as embalagens com desenhos geométricos usados como padrão para todos os tabletes, além do uso de cores que indicavam a variação de sabores. O display auto-destacável facilitou o posicionamento dos produtos no checkout de caixa e manteve a marca sempre em evidência.

Deu tão certo que a linha se tornou um dos cinco produtos mais vendidos da marca. A mudança da identidade visual e o novo posicionamento resultaram em um aumento significativo no ticket médio de vendas no atacado.