Problemas de pronúncia podem ser resolvidos com ideias simples dentro do processo de branding

Você já se deparou com uma marca cujo nome você não tinha certeza de como pronunciar? Isso aconteceu com a rede de mercados Oxxo. A livre interpretação gerou tantas pronúncias inusitadas que o logotipo passou a ser acompanhado da frase: “Se fala ‘ó-quis-sô’ e está sempre perto de você”.

Durante o processo de rebranding da Oggi Sorvetes, enfrentamos algo parecido. Um dos nossos maiores desafios era consolidar o nome da marca, que era pronunciado de diferentes formas entre os consumidores. Em nossa pesquisa, percebemos que havia várias interpretações para a marca dependendo da região. Uns diziam “Ógui”; outros, “Ogi”; e até “Ógli” apareceu como reconhecimento da marca. 🤦‍♂️

Como as primeiras franquias seriam inauguradas no interior de São Paulo, era essencial ensinar o consumidor como dizer “Oggi” da maneira correta. Como resolver de forma simples e eficiente?

Encontramos um recurso prático e de baixo custo: carros de som! É uma saída simples que funciona muito bem em regiões menores e menos populosas, permitindo um aprendizado automático e prático.

Nem sempre a solução para o seu problema precisa ser mirabolante. Às vezes, estratégias simples geram resultados poderosos. Quando falamos de branding, é preciso estar atento aos mínimos detalhes que, no fim, podem fazer uma enorme diferença no sucesso da marca. Fica a dica! 😉