Como a produtora inovou a comunicação nos departamentos de RH com soluções em vídeo
Quando a Terceiro Ato nos procurou, eles tinham um desafio: comunicar os benefícios dos treinamentos em vídeo para empresas. Eles queriam revolucionar o jeito de treinar funcionários, oferecendo uma alternativa mais eficiente e econômica aos treinamentos presenciais. Mas a procura por esse tipo de serviço era baixa e eles precisavam mostrar que o vídeo poderia ser um grande diferencial para as equipes de RH.
Fazer vídeo ou não fazer, eis a questão
Nosso laboratório de ideias foi o primeiro a entrar em ação nesse projeto, pois queríamos saber por que os consumidores tinham dificuldade em compreender o que eram os vídeos de treinamento e como eles poderiam ser uma mão na roda para as equipes de RH. E foi aí que descobrimos três pontos importantes:
- A maioria das pessoas não sabia que poderia economizar tempo e recursos com treinamentos em vídeo.
- As demandas internas eram vistas com pouco valor e os profissionais acabavam recorrendo a soluções de qualidade duvidosa (ou resolviam no improviso).
- Quando procuravam serviços de vídeo, os profissionais precisavam de soluções completas das produtoras, envolvendo desde o roteiro até a pós-produção.
A pergunta que não quer calar
A partir dessas percepções, desenvolvemos uma estratégia de comunicação que questionava gentilmente as soluções atuais e propunha novas abordagens. Criamos uma campanha que vinha acompanhada da seguinte pergunta:
A comunicação passou a não apenas informar o que eles vendiam, mas a engajar o público nos meios digitais, fazendo os profissionais refletirem sobre como poderiam melhorar seus processos internos.
Levamos, assim, os vídeos de treinamento da Terceiro Ato para outro patamar. Porque, convenhamos, se até um roteiro comum pode se tornar um grande filme nas mãos de uma boa produção, por que não o treinamento corporativo?